Início > Linux, Ubuntu > Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” Beta 2 é liberado

Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” Beta 2 é liberado

O Ubuntu 12.04Precise Pangolin” teve seu segundo beta liberado hoje. O release de hoje não seguiu o calendário oficial de lançamento do Ubuntu 12.04, tendo um atraso de sete dias, seguiu o calendário oficial de lançamento do Ubuntu 12.04 (obrigado pela correção Ivan!), como pode ser visto abaixo:

  • 01 de dezembro de 2011: lançamento da versão Alpha 1;
  • 02 de fevereiro de 2012: lançamento da versão Alpha 2;
  • 01 de março de 2012: lançamento da versão Beta 1;
  • 29 de março de 2012: lançamento da versão Beta 2;
  • 19 de abril de 2012: lançamento da versão Candidate;
  • 26 de abril de 2012: lançamento da versão final do Ubuntu 12.04 ”Precise Pangolin“.

O segundo beta do Ubuntu 12.04Precise Pangolin” trouxe várias novidades e o mais importante: mais estabilidade, sendo quase possível utiliza-la em ambientes de produção.

A versão do Kernel Ubuntu é a 3.2.0-20.33, que é baseado no Kernel Linux 3.2.12. Apesar do lançamento do Kernel Linux 3.3 ter ocorrido a alguns dias, o mesmo não chegará na versão final do Ubuntu 12.04, mas pode ser instalado caso o usuário queira.

As atualizações de softwares disponíveis nesse beta são os seguintes:

O Unity agora pode ser customizado diretamente das configurações de sistema do Ubuntu, mais precisamente no item Aparência. Isso vale tanto para o Unity 3D quanto para o 2D.

O HUD agora é ativo por padrão e pode ser chamado usando-se a tecla <Alt>. Ele não substitui os menus convencionais, mas é uma mão na roda quando você precisa, por exemplo, encontrar um filtro do GIMP que você sabe o nome mas não sabe onde se encontra. Após usa-lo por um tempo, você começa a se perguntar como viveu tanto tempo sem ele. Algumas pessoas o acharão inútil, outras o amarão e claro, vários pessoas nem o notarão. Particularmente, o uso o tempo todo.

O lançamento do Unity 5.8 também trouxe novidades interessantes para, além de uma melhoria considerável em sua performance. Destaca-se aqui a melhora quando usamos mais de um monitor, pois agora podemos escolher em qual monitor o lançador do Unity irá aparecer.

Para usuários com placas de vídeo menos potentes ou mais velhas, o trabalho no Unity 2D também está bastante interessante, com o HUD ativo por padrão. Ouso a dizer que o Unity 2D não deve nada a versão 3D 😉

Outra novidade interessante é o item Privacidade, nas configurações do sistema. Esse recurso já estava disponível desde o Ubuntu 11.04, mas somente através da instalação de um software de terceiros. Agora a Canonical o integrou as configurações do sistema, deixando-o mais intuitivo e fácil de usar. Ponto para a equipe de desenvolvimento do Ubuntu.

Agora é possível esconder aquela pastinha que você não quer que ninguém veja :p

De resto, tivemos várias mudanças pouco perceptíveis mas que podem fazer a diferença. Por exemplo, ao fazer uma busca no Unity e não obter resultados, ele agora retorna a mensagem “Desculpe, não há nada que coincida com sua busca”.

Download do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” Beta 2

Lembre-se que trata-se de uma versão beta, e por isso não deve ser usada em ambientes de produção. Ou seja: não use no seu computador pessoal. Use-o apenas em máquinas virtuais ou computadores de testes.

Dito isso, vamos aos downloads:

Para mais novidades sobre o segundo beta do Precise Pangolin ou suas variantes (Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu…), você pode acessar o wiki do Ubuntu 12.04Precise PangolinBeta 2.

E você leitor, já está testando o Beta 2? O que achou? Está tendo problemas? Deixe seu comentário!

Fonte

Anúncios
Categorias:Linux, Ubuntu
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: